TRE-PE suspende atendimentos por causa do novo coronavírus; posto de Jatobá está incluído
[oceanwp_library id=”470″]
O atendimento aos eleitores foi suspenso, nesta terça-feira (17), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), por causa dos riscos de contágio pelo novo coronavírus. Segundo o tribunal, a medida, que vale até 31 de março, atinge serviços presenciais em cartórios, centrais e postos. A Defensoria Pública da União (DPU), no Recife, também suspendeu o atendimento ao público, até 27 de março .
Na sexta-feira (13), o TRE-PE já havia anunciado medidas para evitar o contágio. Entre elas estavam a suspensão da visitação pública e o atendimento presencial do público externo que pudesse ser prestado por meio eletrônico ou telefônico. Outros órgãos públicos também restringiram os serviços.
Com isso, a ideia do tribunal é “preservar a saúde de eleitores, servidores e todos que trabalham nas dependências da Justiça Eleitoral”.
A Resolução Número 362, assinada nesta terça (17), tem como meta evitar aglomerações, segundo o tribunal. Participaram de sessão extraordinária que definiu as ações todos os desembargadores que compõem a corte eleitoral e o procurador regional eleitoral.
A Justiça Eleitoral informou que “só será atendido de forma presencial o eleitor que se encontre em situação urgente e que demande algum tipo de regularização sob pena de ser prejudicado”.
Nesses casos específicos, disse o tribunal, o serviço deve ser solicitado diretamente ao cartório, por meio de contato telefônico. “Após avaliação do servidor plantonista, será agendado o atendimento. Nenhum eleitor será prejudicado por causa da medida”, afirmou o TRE-PE.
O TRE-PE alertou que muitas demandas dos eleitores poderão ser resolvidas por meio do site. O tribunal também informou que outros serviços devem ser realizados pela internet.
O eleitor também pode contar com o atendimento por meio dos números telefônicos da Ouvidoria do TRE (3194-9217 / 3194-9482 / 3194-9483 e 0800 081 2570), das 8h às 14h.
Veja serviços disponibilizados pela internet
Certidões: emissão de certidões de quitação eleitoral, filiação partidária, composição partidária, crimes eleitorais e negativa de alistamento.
Débitos do eleitor: emissão de guia para pagamento de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.
Situação eleitoral: consulta para verificar a existência de pendências no cadastro eleitoral.
Título e local de votação: consulta sobre os dados do título de eleitor e local de votação.
Fonte: G1
[oceanwp_library id=”474″]