Tech Zone

Aprenda como calcular a rescisão por pedido de demissão; confira valores a receber

Aprenda como calcular a rescisão por pedido de demissão; confira valores a receber
Imagem: Reprodução

Veja como calcular rescisão por pedido de demissão? Quando os funcionários pedem demissão de uma empresa, é comum que eles tenham dúvidas sobre como calcular a rescisão.

Como calcular rescisão por pedido de demissão

 

O cálculo da rescisão é a melhor maneira de descobrir quanto um funcionário irá receber no caso de demissão. Entretanto, mesmo que seja importante, poucos brasileiros sabem como calcular rescisão por pedido de demissão.

As férias proporcionais, por exemplo, são importantes para o cálculo da rescisão. Sempre que um funcionário pede a conta, ou é demitido da empresa, ele tem direito às férias proporcionais.

Nesse caso, se as férias venceram no mês de dezembro, e vai deixar a empresa em julho, o profissional tem direito a 6/12. Ou seja, ele recebe metade do valor que receberia nas férias.

Rescisão do contrato

Assim que um profissional é contratado em uma empresa, todos os direitos e deveres de ambas as partes são firmados no acordo. Entretanto, quando existe o rompimento, acontece a rescisão do contrato.

Esse procedimento é a formalização do fim do contrato empregatício entre as partes. Existem várias leis que protegem os profissionais durante esse procedimento, garantindo o acesso a todos os direitos, como o seguro desemprego.

Entretanto, quando um trabalhador pede demissão na empresa, ele perde direito a proventos e benefícios importantes, como o saque integral ao FGTS.

O motivo disso é simples de compreender: a empresa não tem culpa no processo, não cabendo multas.

Para realizar o cálculo da rescisão, é necessário ter alguns dados em mãos, são eles: o salário bruto, a data da contratação, a data do processo demissório, o motivo, aviso prévio, número de dependentes, entre outros.

Com esses dados em mãos, basta colocá-los em plataformas e ferramentas para ter acesso aos resultados desejados.

Clicando aqui você vai direto para o site da Catho, onde é possível fazer o cálculo exato.

 

 

Fonte: Diário Prime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *