Tontura pode ser sinal de várias doenças: conheça 6 causas e quando é preciso se preocupar
Quando alguma coisa não vai bem no organismo o corpo envia sinais para alertar. Dores, incômodos, tonturas, são indícios de algo que não está transcorrendo na normalidade. Neste caso, é importante procurar ajuda de um especialista para investigar a causa e descobrir o motivo.
A tontura é um sintoma de diversos tipos de doenças, inclusive algumas mais graves. Pode ser acompanhado de enjoos, desequilíbrio, sensação que tudo está rodando ao redor, mesmo estando parado; todos esses sinais são de tontura. Na maior parte das vezes, pode se tratar de algo simples.
Contudo, é necessário ficar atento caso esse sintoma se torne algo frequente, já que pode estar associado a quadros preocupantes e nesse caso é importante buscar ajuda profissional. Veja abaixo algumas enfermidades que tem a tontura como sintoma, inclusive algumas são graves.
Desidratação
A desidratação deixa o indivíduo com a boca seca, dor de cabeça e tontura. Esses sinais estão associados com a falta de líquido no corpo. Por esse motivo, é muito importante manter o organismo hidratado ingerindo ao menos dois litros de água por dia.
Enxaqueca
Crises de enxaqueca também provocam tontura, além de outros incômodos como vômito, dor de cabeça muito intensa e unilateral e também alguns sinais visuais que são conhecidos como auras.
Doenças graves que provocam tontura
Hipotensão
A condição tem como característica tontura quando a pessoa se levanta, geralmente passa rápido. O problema é definido por uma queda brusca da pressão sanguínea que acontece minutos depois que uma pessoa levanta. No entanto, se persistir passa a ser chamada de hipotensão ortostática prolongada e costuma acometer pessoas mais velhas.
Anemia
Além de provocar fadiga, perda de memória, dificuldade para se concentrar, a anemia também pode provocar tonturas. A doença é provocada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue.
AVC – Acidente Vascular Cerebral
Dor de cabeça, sangramento nasal e tontura são sintomas comuns do derrame cerebral. Pessoas com esse problema precisam ser socorridas com urgência e levadas ao hospital.
Esclerose múltipla
A enfermidade autoimune provoca danos no Sistema Nervoso Central e entres os sintomas estão: dor nos olhos, tontura, dormência em partes do corpo, fraqueza, vertigem e falta de equilíbrio.
Participe do nosso CANAL no TELEGRAM CLICANDO “AQUI” e receba notícias em primeira mão!
Fonte: I7 News