SAÚDE: Você sente fome toda hora? Veja qual pode ser o seu problema
Não é raro encontrar pessoas que sentem fome o dia todo. As causas podem ser emocionais, ainda mais com as preocupações presentes no período da pandemia. Porém, existe uma possibilidade dessa falta de saciedade estar ligada às alterações metabólicas do trabalho da insulina no organismo.
A nutróloga Marcella Garcez, Diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), explica que as disfunções mexem com a sensação de fome das pessoas.
“A insulina produzida pelo pâncreas metaboliza os açúcares consumidos e, dependendo de como for, a pessoa sente uma fome real, não só emocional. É uma fome física de açucares e carboidratos”, diz a médica.
A explicação para essa vontade de comer sem parar pode ter sido descoberta por pesquisadores da King’s College de Londres e da empresa de ciência da saúde ZOE e reveladas em um estudo publicado na revista Nature Metabolism.
Foram coletados dados sobre as respostas de açúcar no sangue e outros marcadores de saúde de 1.070 pessoas, após comerem cafés da manhã padronizados e refeições escolhidas livremente por um período de duas semanas.
Os cafés da manhã eram com muffins contendo a mesma quantidade de calorias, mas variando na composição de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras.
Por meio de monitores contínuos de glicose para medir os níveis de açúcar no sangue em jejum e depois das refeições, durante todo o estudo.
Além disso, os participantes usaram um dispositivo para monitorar as atividades e o sono e tinham de registrar, em um aplicativo de celular, toda vez que sentiam fome.
Leia reportagem completa direto do R7