Petrolândia: Rio São Francisco traz prosperidade a produtor sertanejo
“A gente, sertanejo, é muito forte. A gente sobrevive a muita coisa e está sempre acreditando que dias melhores virão, correndo atrás para que dê tudo certo”, diz Elson Anthony Ferraz, médico-veterinário e proprietário da fazenda Casa Forte, produtora de cocos na cidade de Petrolândia-PE.
Filho e neto de produtores rurais, Tony, como é conhecido, vive em Petrolândia (PE) há mais de 20 anos e está acostumado com o clima árido do sertão.
“A região onde meus pais e meus avós nasceram era de seca. Eles trabalhavam só com a ajuda de Deus, com a chuva que Ele mandava”, conta, “quando eu vim para Petrolândia, senti que tinha potencial muito grande porque a gente tem fartura de água”.
Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade consegue produzir alimentos graças ao sistema de irrigação utilizado pelos produtores rurais locais com tecnologia e racionalidade.
“Hoje, o sistema de irrigação que a gente utiliza é um dos melhores do mundo. Boa parte do Brasil se alimenta com o que a gente produz aqui. O Rio São Francisco é, para mim, o paraíso”, diz Tony.
Tecnologia é aliada da produção
O empresário diz que para fazer uma boa irrigação é preciso ter um sistema de captação de água excelente, manejo tecnificado e assistência técnica especializada.
Na fazenda, ele usa sistema de microaspersão com fertilização, técnica na qual o adubo vai direto para o tronco do coqueiro e não há perdas.
“O uso da água tem de ser racional. Não adianta colocar água demais. Tem de ser na quantia exata que a planta necessita e o horário tem de ser bem determinado também. A irrigação dos coqueiros é feita à noite e, se o clima está muito quente, também pela manhã bem cedo. Assim temos o manejo do coco.”
Outra tecnologia de ponta que o ajuda muito está no carro. A S10 é parceira de todas as horas, já que facilita o transporte de adubos da cidade para a fazenda e até o transporte da produção para a cidade.
“Não tem aperreio não. É um carro seguro para usar no campo, na cidade, não atola na roça, dá para passear com conforto. Sem contar que a Chevrolet dá garantia de assistência e isso dá confiança no produto. Tenho conforto e tranquilidade de ter esse carro.”
Tony reconhece que sem ajuda, não teria chegado aonde está e diz que depende de sua equipe para tudo. Eles é que fazem o agronegócio funcionar no dia a dia.
“Tenho muito orgulho e adoro a minha equipe. Trabalham muito, são pessoas do bem e que montaram suas famílias crescendo comigo. Nesses 20 anos, se tornaram compadres e somos uma só família.”
Infância no campo
Tony cresceu na cidade, mas sempre passava as férias na fazenda do avô, correndo com os animais, ajudando no manejo de bovinos e caprinos. Foi com eles que aprendeu a ter a bravura dos sertanejos e de lutar pelo que quer.
Os pais foram para a capital para que os cinco filhos pudessem estudar. Fabiano, um dos irmãos de Tony, retornou para a fazenda dos avós assim que concluiu o segundo grau, enquanto ele optou por cursar medicina veterinária.
“Meu sonho de criança era morar na fazenda. Por isso fiz veterinária. Me apaixonei pela agricultura e, quando recebi uma proposta para trabalhar aqui no interior, voltei. É o lugar que eu gosto de viver, com contato com a natureza no campo. Gosto muito da minha região.”
Há 20 anos ele chegou em Petrolândia após deixar o emprego no varejo, onde aprendeu técnicas de liderança que aplica no dia a dia no campo.
“Cheguei aqui praticamente só com o meu diploma e um carro financiado, que troquei pela propriedade numa conversa de bar. A partir daí, todo salário que eu recebia, comprava algumas vacas. Meu tio cuidava para mim e, aos poucos, acabei migrando para a produção de cocos.”
Além da própria fazenda, Tony também tem uma clínica veterinária na cidade, um comércio e trabalha apoiando agricultores e criadores na zona rural.
“Gosto de viajar, ter vida boa, mas meu umbigo está aqui no sertão. Posso sair, voar, mas sempre volto”, conclui.
· Nome: Elson Anthony Gomes Lima Ferraz (Tony Ferraz)
· Idade: 49
· Propriedade: Fazenda Casa Forte
· Cidade e estado: Petrolândia, Pernambuco
· Com o que trabalha no agro: coco