Passo a passo de como ser APROVADO na triagem do Auxílio Brasil
Confira no artigo a seguir o passo a passo de como ser APROVADO na triagem do Auxílio Brasil, programa do Governo Federal.
Ministério da Cidadania retoma triagem pelo Auxílio Brasil. Na próxima semana, encerra-se o calendário de pagamentos do mês de maio, com isso os segurados devem ficar atentos aos seus cadastros para não caírem na malha fina e terem o benefício bloqueado em junho.
Abaixo, veja como garantir a permanência no projeto.
O Auxílio Brasil mensalmente tem sua lista de beneficiários atualizada. Para garantir o cumprimento das regras pelo projeto, o Ministério da Cidadania faz uma vistoria nos dados da população através do Cadastro Único.
Somente aqueles que estão com os informes todos em dia permanecem na folha orçamentária do projeto. Caso seja identificada alguma mudança, como de endereço, escola ou até mesmo meio de contato é preciso que haja a sinalização para o governo.
Siga esses passos para atualizar os seus dados no CadÚnico
- Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
- Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
- O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
- Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
- No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
- O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
- Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.
Preciso atualizar meus dados no CadÚnico todo mês?
Não! A atualização só precisa ser feita quando houver mudanças nos informes. Caso tudo esteja em dia, não há a necessidade de seguir esse protocolo.
Quais documentos são exigidos no CadÚnico?
- Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF): CPF ou Título de Eleitor;
- Para os demais membros da família: um destes documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.
- Para famílias indígenas e quilombolas: O RF da família indígena pode apresentar o CPF, o título de eleitor, mas também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho;
- O RF da família quilombola pode apresentar o CPF, o título de eleitor ou outros documentos de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG ou carteira de trabalho.
Além do CadÚnico, existe outra forma de acessar o Auxílio Brasil?
Não. O ingresso no programa acontece exclusivamente pelo cadúnico. Ou seja, não há uma forma de entrar se não estiver vinculado a plataforma.
É válido ressaltar que diferentemente do Bolsa Família, a inserção do Auxílio Brasil é feita não por uma solicitação do cidadão, mas pela triagem do próprio Governo Federal.
Ou seja, uma vez em que é utilizada a base de dados sociais, o sujeito precisa ter o seu acesso ativo.
Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?
- Acesse o site do Cadastro Único.
- Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
- Clique em “Emitir” para saber se está no cadastro ou não.
Outra possibilidade é a consulta por meio do app, para isso:
- Baixe o aplicativo na loja do seu celular (Google Play ou App Store)
- Abra o aplicativo e clique em entrar.
- Preencha o mesmo formulário do site: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.