Tech Zone

JATOBÁ: Através da Prefeitura Municipal, artesãos participaram da FENEARTE, maior feira de artesanato da América Latina; fotos

JATOBÁ: Através da Prefeitura Municipal, artesãos participaram da FENEARTE, maior feira de artesanato da América Latina; fotos
Imagem: Montagem/Portal Jatobá

A 21ª Fenearte, Feira Nacional de Negócios do Artesanato, realizou-se no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 10 a 19 de dezembro.

Nesta edição Jatobá participou pela 1ª primeira vez enquanto Município, tendo em vista que no passado o artesanato jatobaense esteve presente na feira através da Cooperativa Divina Graça, do Camaratu.

Desta vez, a Prefeitura Municipal de Jatobá arcou com o custo do estande, de número 337, localizado na Rua 13, no Pavilhão do Centro de Convenções, possibilitando que qualquer artesão jatobaense expusesse seu trabalho na maior feira de artesanato da América Latina, sem custo algum para o artesão. Ademais, através de parceria com colaboradores, a Prefeitura disponibilizou de forma gratuita a hospedagem para os artesãos.

Apesar de hoje Jatobá possuir uma associação formalizada, qual seja a ARTEJA – Associação do Artesanato de Jatobá, a participação na Fenearte não foi vinculada à citada associação, visto que não era requisito para participação estar inscrito na ARTEJA.

Esteve presente na 21ª Fenearte o trabalho de 18 artesãos jatobaenses, tendo sido uma das características do estande a diversidade de produtos expostos, produzidos com a palha do ouricuri, esponja vegetal, serragem, bem como trabalhos em crochê, macramê, pintura em telas e tecido.

Um dos pontos altos da Feira foi à visita de João Suassuna, Diretor Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da ADEPE e neto do saudoso Ariano Suassuna, para de ver de perto o busto de seu avô, feito pelo artesão jatobaense Guilherme Raimundo.

A participação de Jatobá na 21ª Fenearte pode ser vista como o resultado de todo esforço feito em 2021, desde quando se iniciou o trabalho de resgate dos artesãos que até então não se viam encorajados para produzir suas peças e não valorizavam seu próprio trabalho. Hoje, após quase 1 anos de contato quase que diário entre artesãos e Departamento de Cultura, vê-se vivo o artesanato jatobaense, ratificando, assim, sua diversidade cultural e seu potencial crescimento.

Merece ser destacado o fato de que o estande jatobaense foi projetado para transmitir a sensação de aconchego, buscando fazer com que o cliente se sentisse em casa ao adentrar o local. Como elemento inovador, o estande de Jatobá, a cada 3 dias, realizava a troca de produtos a serem expostos, bem como a mudança na disposição de seu mobiliário.

Por meio de fotos de fotógrafos locais, as pessoas puderam conhecer um pouco das paisagens de Jatobá, como se dá a produção dos chapéus de palha do Camaratu e, ainda, observaram momentos importantes para o Departamento de Cultura, como uma de suas reuniões com artesãos na Estação Ferroviária da Volta do Moxotó. 

A Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, agradece o empenho de cada artesão que fez com que o estande de Jatobá fosse bastante visitado na 21ª Fenearte, durante os 10 dias de feira.

VÍDEO COM FOTO DO EVENTO

 

As informações são da ASCOM Prefeitura de Jatobá-PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.