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Homem quer indenização após banco depositar R$ 131 MILHÕES em sua conta por engano

Homem quer indenização após banco depositar R$ 131 MILHÕES em sua conta por engano
Homem quer indenização após banco depositar R$ 131 MILHÕES em sua conta por engano

Homem quer indenização após banco depositar R$ 131 MILHÕES em sua conta por engano – Motorista autônomo entrou com ação contra o banco, exigindo 10% de “recompensa”, após gesto de honestidade: “Tratado como um bandido”.

O motorista autônomo Antônio Pereira do Nascimento, de 59 anos, virou notícia em 2023 por receber mais de R$ 131 milhões, após um erro de transferência do banco e comunicar a falha de imediato, devolvendo a quantia logo em seguida. Passado esse tempo, no entanto, ele entrou com uma ação contra a mesma instituição financeira, exigindo 10% do valor como “recompensa” e indenização pelos transtornos.

Morador de Palmas (TO), Antônio alega na ação que, além de toda a exposição midiática, inclusive internacional, ele foi vítima de pressão psicológica do gerente do banco, sofreu abalos emocionais, constrangimentos e teve a tarifa mensal da conta alterada, de forma unilateral, devido ao valor alto e repentino, que alterou a categoria da conta para “Select”.

A INDENIZAÇÃO

“Inicialmente, ao ser informado sobre o erro, o autor ficou extremamente assustado e preocupado com as possíveis consequências da apropriação involuntária de um valor tão alto. (…) Ao informar ao banco réu sobre o ocorrido, foi pressionado, ameaçado e coagido a devolver o dinheiro de forma imediata, sendo tratado como um bandido naquele momento”, alega a ação movida pelo motorista.

O processo tramita na 6ª Vara Cível de Palmas. O valor exato depositado na conta de Antônio, após a falha do banco, foi de R$ 131.870.227. Ele exige, agora, 10% do valor por ter descoberto o erro e devolvido toda a quantia, mais R$ 150 mil de indenização por danos morais. A ação tem valor total de R$ 13.187.022.

O motorista autônomo Antônio Pereira do Nascimento, de 59 anos, virou notícia em 2023 por receber mais de R$ 131 milhões, após um erro de transferência do banco e comunicar a falha de imediato, devolvendo a quantia logo em seguida. Passado esse tempo, no entanto, ele entrou com uma ação contra a mesma instituição financeira, exigindo 10% do valor como “recompensa” e indenização pelos transtornos.

 

Morador de Palmas (TO), Antônio alega na ação que, além de toda a exposição midiática, inclusive internacional, ele foi vítima de pressão psicológica do gerente do banco, sofreu abalos emocionais, constrangimentos e teve a tarifa mensal da conta alterada, de forma unilateral, devido ao valor alto e repentino, que alterou a categoria da conta para “Select”.

“Inicialmente, ao ser informado sobre o erro, o autor ficou extremamente assustado e preocupado com as possíveis consequências da apropriação involuntária de um valor tão alto. (…) Ao informar ao banco réu sobre o ocorrido, foi pressionado, ameaçado e coagido a devolver o dinheiro de forma imediata, sendo tratado como um bandido naquele momento”, alega a ação movida pelo motorista.

O processo tramita na 6ª Vara Cível de Palmas. O valor exato depositado na conta de Antônio, após a falha do banco, foi de R$ 131.870.227. Ele exige, agora, 10% do valor por ter descoberto o erro e devolvido toda a quantia, mais R$ 150 mil de indenização por danos morais. A ação tem valor total de R$ 13.187.022.

O que ocorreu e sobre a indenização:

  • O motorista Antônio Pereira do Nascimento, de Palmas (TO), foi surpreendido em junho de 2023, após um erro do banco, que transferiu mais de R$ 131 milhões para uma de suas contas bancárias.
  • Ele descobriu a falha da instituição e entrou em contato imediato para devolver o valor. À época, o caso foi notícia no Brasil e em veículos internacionais.
  • O valor foi devolvido, após uma transação de banco para banco, e empenho de Antônio para garantir a operação.
  • Passado esse tempo, ele entrou com ação contra o banco que cometeu a falha, exigindo 10% do valor, além de R$ 150 mil de indenização por danos morais.
  • O motorista diz ter sido vítima de pressão psicológica, exposição midiática, abalos emocionais, constrangimentos e outros.

Como ocorreu a falha do banco

Em junho de 2023, Antônio vendeu um imóvel e recebeu o valor referente à venda em uma conta bancária pessoal. Depois disso, ele foi até o banco para transferir a tal quantia para uma segunda conta pessoal, de outro banco. A operação foi realizada na boca do caixa, e o motorista saiu com o comprovante da transferência.

 

 

Redação Portal Jatobá

Fonte: Metrópoles

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