Esse boato que a NUBANK está falindo é verdade?
Essa informação de que o Nubank vai falir não procede. Segundo a empresa a transparência sempre foi, e continua sendo, um dos principais compromissos com seus clientes.
O Nubank vem crescendo de maneira acelerada e saudável. Em 2019, dobramos a nossa receita, triplicamos a nossa base de clientes e nos tornamos uma das fintechs mais valiosas do mundo.
O Nubank publicou um texto bem legal sobre nosso balanço financeiro de 2019. Você pode conferir mais informações sobre esse assunto, acessando aqui:
Balanço 2019: um ano que vai para a história do Nubank
Em 2019, dobramos a receita, triplicamos a base de clientes, lançamos o cartão no México e nos tornamos uma das fintechs mais valiosas do mundo. Gabriel Silva, VP de Finanças, comenta o balanço financeiro do Nubank.
(Post publicado em 22 de fevereiro de 2020) – 2019 foi um ano de multiplicação para o Nubank: ganhamos mais de 13 milhões de novos clientes, começamos a liberar cartões de crédito no México, contratamos mais de mil funcionários e lançamos novos produtos também aqui no Brasil. Em resumo:
Em dezembro de 2018 estávamos comemorando a marca de 6 milhões clientes, admirando o grande sucesso da conta do Nubank, lançando o cartão com a função débito, mirando o lançamento do produto de empréstimo pessoal, e preparando a nossa operação para escalar de forma internacional.
Foi nesse contexto de grandes visões e ambições que embarcamos no ano de 2019.
Os números do Balanço Financeiro 2019
Um ano depois, olhamos para os números com muito orgulho.
No Brasil, aumentamos a nossa base de clientes para 19,7 milhões (crescimento de 3,3 vezes) e atingimos uma receita bruta total de R$2,1 bilhões (crescimento de 1,9 vezes) incluindo receita operacional e financeira.
Algo importante de ressaltar é a forma saudável com que esse crescimento vem acontecendo, já que a agilidade não prejudicou a qualidade da operação.
A média de 40 mil novos clientes por dia demonstra a escalabilidade da nossa infraestrutura, projetada desde o início para permitir uma excelência em produto e atendimento mesmo em larga escala.
A grande maioria desse crescimento continua vindo de forma totalmente orgânica, principalmente através de indicações de nossos próprios clientes. A satisfação dos clientes também foi motivo para ganharmos em novembro de 2019 o Prêmio Época Negócios Reclame Aqui pelo terceiro ano consecutivo.
Investimento e Eficiência
Uma métrica importante para qualquer instituição financeira é o da inadimplência. Em 2019, atingimos uma redução de 10,4% no índice de atraso da carteira total acima de 90 dias, fechando o ano em 6,6% (ajustando pelo crescimento da carteira).
Como 2019 foi um ano focado em crescimento, conforme o projetado, as despesas operacionais aumentaram, fazendo com que o prejuízo contábil líquido em 2019 no Brasil atingisse R$313 milhões.
Nosso resultado líquido é diretamente ligado ao nosso ritmo de crescimento: escolhemos investir, crescer e oferecer serviços a mais pessoas – e a grande aceitação dos nossos produtos, novos e já existentes, fez com que a nossa base aumentasse em 13,8 milhões de clientes – um número muito maior do que os 3 milhões de clientes novos em 2018.
Se o Nubank tivesse mantido o ritmo anterior, o resultado ajustado de 2019 seria positivo – mas, de novo, se trata de escolhas.
Acompanhando esse crescimento, fortalecemos ainda mais o nosso capital com uma rodada de investimentos de US$400 milhões, a maior da nossa história. A captação de recursos é uma das formas de continuarmos desenvolvendo novidades em um ritmo tão acelerado.
Produtos em 2019
O empréstimo do Nubank foi lançado em fase de testes – e, ainda assim, terminamos o ano com quase 2 milhões de clientes elegíveis para o empréstimo pessoal, uma carteira de R$254 milhões.
Lançamos também a conta PJ, focada em pequenas empresas.
Além de produtos novos, lançamos também muitas funcionalidades nos produtos atuais, como na conta Nubank, onde vimos: pagamento por DOC, recarga de celular, débito para compras online, RDB, função “cobrar”, função guardar e guardar automaticamente, e muito mais.
Finalmente, comemoramos a inauguração do nosso escritório no México e anunciamos a nossa chegada ao mercado com o lançamento do nosso primeiro produto, o cartão de crédito Nu, ainda em fase beta.
Ficamos muito felizes com a receptividade do cartão Nubank e por ter os primeiros clientes mexicanos vivendo a experiência Nu.
Vale lembrar que, tanto no México quanto no Brasil, a missão do Nubank com seus clientes não muda: continuamos determinados a oferecer soluções práticas, transparentes e que realmente ajudem as pessoas a se livrar da burocracia desnecessária do mercado financeiro.