DOR: Desde início da pandemia, 779 crianças já morreram de Covid-19 no Brasil
No início da pandemia, quando se falava em coronavírus, as pessoas se lembravam imediatamente dos idosos, já que a doença sempre apresentou maior risco naqueles que possuem idade mais avançada.
A doença, contudo, se mostrou bastante entre os mais novos. Desde que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado até a última segunda-feira (8), dados do DataSUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde, apontam que 779 crianças com até 12 anos já morreram após se infectarem, no Brasil. O levantamento foi feito pelo jornal CNN.
No mesmo período, pelo menos 11.628 pacientes da mesma faixa etária ficaram internados, sendo que um em cada quatro deles precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 24% das mortes e 22% das internações ocorreram nos últimos três meses.
No último trimestre, foram contabilizadas 166 crianças mortas em todo o país. O estado que registrou o maior número de vítimas foi o Pernambuco, com 84 óbitos, seguido de São Paulo, com 83, e Rio de Janeiro, com 74.
Já os estados com menos mortes de crianças foram Amapá, Mato Grosso do Sul e Tocantins, todos com quatro óbitos.
Ainda de acordo com o jornal, do total de mortes, 622 foram de crianças com idades entre 0 e 5 anos. Ficaram internadas pela doença 8.407, e 2.226 precisaram ser internadas na UTI.