Também estão previstos inúmeros benefícios, como vale-transporte, ajuda-alimentação ou refeição, auxílio-creche, entre outros.
Dentre as vagas abertas, 240 imediatas e outras 240 em cadastro reserva são para Agente de Tecnologia. Os contratados serão lotados no Distrito Federal.
Já as vagas do concurso Banco do Brasil para Agente Comercial têm lotação em todos os estados brasileiros. Os candidatos aprovados no concurso Banco do Brasil vão assinar um contrato de experiência de 90 dias.
Após esse período, o contrato passará a viger por prazo indeterminado e o empregado integrará a Carreira Administrativa, resguardados os seus direitos retroativamente à data de início do Contrato individual de Trabalho para todos os fins.
Concurso Banco do Brasil: etapas
O novo concurso do BB consistirá em quatro etapas:
Concurso Banco do Brasil: avaliação de conhecimentos
Essa etapa do concurso Banco do Brasil tem caráter eliminatório e classificatório e ocorrerá sob responsabilidade da CESGRANRIO.
A aplicação da prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 26 de setembro de 2021. A avaliação será composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos.
Na parte de Conhecimentos Básicos, serão cobradas as seguintes disciplinas para ambos os cargos em disputa:
Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Matemática; Atualidades do Mercado Financeiro.
As disciplinas cobradas como Conhecimentos Específicos para o cargo de Agente de Tecnologia são:
Probabilidade e Estatística; Conhecimentos Bancários; Tecnologia da Informação.
Os Conhecimentos Específicos presentes na prova para o cargo de Agente Comercial são:
Matemática Financeira; Conhecimentos Bancários; Conhecimentos de Informática; Vendas e Negociação. Concurso Banco do Brasil: prova de redação
A prova discursiva do concurso Banco do Brasil terá caráter eliminatório e será aplicada também sob responsabilidade da CESGRANRIO.
Essa prova está prevista para ocorrer no mesmo dia da aplicação das provas objetivas (26/09/2021).
Os candidatos do concurso Banco do Brasil que obtiverem nota inferior a 70 pontos serão eliminados.
A redação para o concurso será avaliada, levando em consideração:
Adequação ao tema proposto;Adequação ao tipo de texto solicitado (dissertativo-argumentativo);Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).Concurso Banco do Brasil: aferição da veracidade da autodeclaração
Esta etapa do concurso BB tem caráter eliminatório e é voltada apenas para candidatos que se declararem pretos ou pardos que, no momento da inscrição, se registraram para a reserva de vagas.
A CESGRANRIO será responsável pela verificação de veracidade das informações prestadas.
Concurso Banco do Brasil: exame médico
A última etapa do concurso Banco do Brasil será composta pelos procedimentos admissionais e perícia médica, de caráter eliminatório, que serão realizados pelo próprio Banco do Brasil.
O prazo de validade do concurso Banco do Brasil será de um ano, contado a partir do momento da homologação.
Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período caso o BB ache necessário. Dentro desse intervalo de tempo, os candidatos aprovados poderão ser convocados para assumir os postos de trabalho.
Concurso Banco do Brasil: como serão feitas as convocações?
Após a divulgação do resultado final, as pessoas aprovadas no concurso Banco do Brasil serão chamadas para assumirem os cargos. As convocações vão ser feitas de acordo com as ordens em que os profissionais forem classificados.
Conforme o edital de abertura, existem critérios de convocação e aproveitamento. Confira:
Classificação na Microrregião; Classificação na Macrorregião; e Classificação na UF. Concurso Banco do Brasil: edital para a área de TI
Desde 2020, o BB vem informando sobre o planejamento de um edital para a área de TI, voltado para a contratação de jovens talentos.
Em maio de 2021, durante um evento online, o presidente da instituição financeira, Fausto Ribeiro, reforçou que iria lançar o concurso Banco do Brasil.
O edital para a carreira tecnológica é um feito inédito e tem o objetivo de dar ao banco todo o suporte necessário para a sua inclusão no disputado mercado das instituições financeiras digitais (fintechs e big techs).
Mesmo antes da pandemia (que aumentou significativamente a necessidade de serviço no modo home office ou teletrabalho), o Banco do Brasil já tinha pretensão de estruturar uma carreira específica em TI.
Sendo assim, os concursos públicos para esse setor específico poderão ser anuais, a fim de captar os melhores profissionais em cada período.
De acordo com apurações do Estadão/Broadcast, seriam ofertadas 120 vagas para profissionais da TI. Entre as formações com possível demanda de vagas, estão: inteligência artificial, desenvolvimento de software e aplicativos, analytics e várias outras.
As informações são do diário online