BENEFÍCIO: Governo Federal garante às pessoas de baixa renda o direito de se cadastrar para receber um benefício de R$ 1.100
Perfil socioeconômico e estudo social
Para comprovar que a pessoa pertence a uma família de baixa renda é necessário que se apresente um estudo social, realizado por um assistente social, na data em que for realizada a solicitação do benefício.
Para conseguir esse documento é preciso ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e realizar a solicitação junto a um assistente social. Além disso, a família também deve estar inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para realizar a solicitação do benefício.
INSS pode negar o pagamento do BPC?
O INSS só pode negar o benefício a pessoas que não possuem a idade mínima exigida, pessoas que não possuem incapacidade comprovada e a pessoas que estão inseridas em famílias que não são de baixa renda.
Quando isso acontece em relação a pessoas com incapacidades físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais, pode ser questionada a perícia realizada pela Previdência Social.
Já em casos em que o problema foi sobre a renda da família, é interessante que a família realize um apontamento de todas as despesas que a família precisa despender para cuidar da pessoa a ser beneficiada.
Depois que o benefício começa a ser pago, ele pode ser cessado?
Sim. Quando existem mudanças em relação a algo exigido no momento da comprovação da necessidade do benefício, a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) pode realizar a cassação do benefício.
Uma curiosidade é que publicações em redes sociais podem servir de prova para que esses benefícios sejam cortados.
Participe do nosso CANAL no TELEGRAM CLICANDO “AQUI” e receba notícias em primeira mão!
Fonte: Rede Brasil News