Auxílio emergencial: veja como contestar benefício negado
A divulgação de quem tem direito à nova rodada do Auxílio Emergencial 2021 causou preocupação em quem teve o benefício negado. Porém, os trabalhadores que não foram contemplados com o auxílio ainda podem recorrer. O Ministério da Cidadania informou que os interessados têm até a próxima segunda-feira (12) para contestar a decisão.
Como fazer
O primeiro passo é verificar se o trabalhador teve o benefício negado. Para fazer a consulta, basta entrar no site da empresa responsável por processar os pedidos, a Dataprev. Na consulta, é necessário informar o CPF, nome completo, nome da mãe e a data de nascimento. Outra opção para saber se o auxílio foi aprovado ou não é acessar os canais da Caixa: site ou pelo telefone 111.
Após fazer a consulta, o trabalhador pode fazer a contestação na página da Dataprev, seguindo as mesmas orientações para consultar o benefício.
Caso o auxílio tenha sido recusado, basta o usuário clicar em “Solicitar contestação”, informando o motivo da negativa. Em seguida, o site questionará se o beneficiário deseja mesmo fazer a contestação. Após a resposta, a mesma será enviada para avaliação da Dataprev.
A nova rodada do benefício só será destinado aos trabalhadores que tinham o direito reconhecido ao Auxílio em dezembro do ano passado. Desta forma, quem não teve o cadastro analisado em dezembro de 2020, não terá direito a recorrer.
Fonte: Diário Online