Acabe de uma vez com a “CASPA” com esses remédios caseiros
Como acabar de vez com a caspa é uma pergunta frequente, pois esse problema afeta até 50% das pessoas. Tudo começa com uma coceira no couro cabeludo escamoso.
Mas a caspa também pode ter outros sintomas, como manchas gordurosas no couro cabeludo e formigamento na pele.
Os problemas associados à caspa incluem pele seca, dermatite seborreica, sensibilidade a produtos capilares e o crescimento de tipos específicos de fungos que vivem no couro cabeludo. Se você está evitando sintéticos, confira oito remédios caseiros para caspa:
- Óleo essencial de melaleuca
De acordo com um estudo publicado na plataforma PubMed, o óleo da árvore do chá tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas da caspa.
Outro estudo mostrou que o óleo da árvore do chá tem a capacidade de combater cepas específicas de fungos que podem causar dermatite seborreica e caspa.
Uma análise de 4 semanas mostrou que 41% dos pacientes com caspa experimentaram melhora após o tratamento com um xampu contendo 5% de óleo de melaleuca. No entanto, se você estiver pensando em usar óleo de melaleuca, faça um teste de alergia na parte inferior do antebraço.
Se você achar algumas gotas irritantes, remova com óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoa ou outro óleo neutro, como azeite.
2. Óleo de coco
Conhecido por seus muitos benefícios à saúde, o óleo de coco também pode ser usado como remédio caseiro para a caspa.
O óleo de coco pode ajudar a melhorar a umidade da pele e prevenir o ressecamento, o que pode piorar a caspa.
Um estudo em 34 pessoas mostrou que o óleo de coco era tão eficaz quanto o óleo mineral para melhorar a umidade da pele.
Outros estudos descobriram que o óleo de coco pode ajudar a tratar o eczema, uma condição da pele que causa caspa.
Os resultados do estudo mostraram que, após a aplicação de óleo de coco na pele por oito semanas, os sintomas do eczema foram reduzidos em 68%, em comparação com uma redução de apenas 38% no grupo do óleo mineral.
3. Babosa
Também conhecida como aloe vera, é uma planta comumente encontrada em pomadas, cosméticos e loções.
Quando aplicado na pele, ajuda a tratar problemas de pele como queimaduras, psoríase e herpes labial.
De acordo com uma revisão de estudos, o aloe vera possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a se livrar da caspa.
Outras pesquisas descobriram que o aloe vera é eficaz contra vários fungos, pode ajudar a controlar infecções fúngicas que causam queda de cabelo e combater a inflamação.
4. Evite Stress
Pensa-se que o estresse afeta muitos aspectos da saúde e bem-estar, desde doenças crônicas até a saúde mental. Embora o estresse em si não cause caspa, ele pode exacerbar sintomas como secura e coceira.
Experimentar o estresse crônico suprime a atividade do sistema imunológico. Um sistema imunológico enfraquecido reduz a capacidade do corpo de combater certas infecções fúngicas e condições de pele que causam caspa.
Para reduzir o estresse, experimente técnicas como meditação, ioga, respiração profunda ou aromaterapia.
5. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem sido associado a vários benefícios à saúde, incluindo melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na perda de peso.
Mas também pode acabar com a caspa porque equilibra o pH da pele e reduz o aparecimento de fungos.
6. Ômega 3
Os ácidos graxos ômega 3 desempenham um papel importante no corpo. Eles são essenciais para o funcionamento do coração, sistema imunológico, pulmões, ajudam a hidratar a pele, promovem a cicatrização de feridas e previnem o envelhecimento prematuro.
A falta de ácidos graxos ômega-3 pode causar muitos sintomas, incluindo cabelos secos, pele seca e até caspa.
Os ácidos graxos ômega-3 também podem reduzir a inflamação, ajudar a aliviar a irritação e parar a caspa.
Alimentos ricos em ômega-3, como sementes de linhaça, sementes de chia e nozes, são fontes de ômega-3. Veja quais alimentos são ricos em ômega-3 no artigo Alimentos Ricos em Ômega-3, 6 e 9: Exemplos e Benefícios.
7. Probióticos
Os probióticos são micróbios saudáveis que protegem o corpo de alergias, níveis elevados de colesterol e obesidade.
Eles também podem ajudar a melhorar a função imunológica, o que pode ajudar a interromper infecções fúngicas que causam caspa.
Um estudo mostrou que tomar probióticos por 56 dias reduziu significativamente a gravidade da caspa em 60 pessoas.
Os probióticos também demonstraram ajudar a reduzir os sintomas de doenças da pele, como eczema e dermatite, especialmente em bebês e crianças.
8. Por último use Bicarbonato de Sódio
O bicarbonato de sódio é considerado um esfoliante suave que remove as células mortas da pele, flocos e coceira.
Ele também tem propriedades antifúngicas que podem ajudar a se livrar da caspa. Um estudo mostrou que o bicarbonato de sódio inibiu completamente o crescimento de fungos em 79% das amostras após 7 dias.
Fontes de Pesquisa: PubMed e Healthline