Veja como fazer a “ASSINATURA DIGITAL” pelo celular
A plataforma de relacionamento do governo federal – o Gov.br – disponibilizou na segunda-feira (25) a opção de fazer assinatura digital pelo celular.
Aberta a todos os cidadãos brasileiros, a tecnologia permitirá que as pessoas possam assinar, diretamente pelo aplicativo, qualquer tipo de documento que envolva interação com o Poder Público.
Atualmente, dos 4,9 mil serviços disponibilizados pelo Gov.br, 74% deles são inteiramente digitais.
COMO FAZER A ASSINATURA DIGITAL NO GOV.BR
Para utilizar a plataforma Gov.br, e fazer a assinatura digital é necessário que o cidadão se cadastre. Existem três tipos de modalidades de cadastro conforme o serviço solicitado:
bronze, prata e ouro. Cada um deles tem um nível de segurança diferente e demanda também um tipo de coleta de dados própria.
O serviço de assinatura digital pelo celular demanda a existência de conta Prata ou Ouro.
SOBRE A PLATAFORMA GOV.BR
Por ser o canal unificado de acesso a serviços do governo federal, a plataforma Gov.br é utilizada atualmente para uma infinidade de serviços, desde consultas de certidões a obtenção de benefícios.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Através do canal, são disponibilizados serviços como o certificado de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consulta à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ações sobre aposentadoria feitas através do app Meu INSS e agora você também pode fazer a assinatura digital direto pelo celular.
Para obter esse nível de relacionamento, as pessoas devem acessar o Gov.br e realizar a biometria facial, ou acessar o aplicativo, optando pela identificação através do seu banco.
Nove instituições financeiras estão hoje integradas à plataforma do governo federal: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.
Tão logo obtenha a certificação desejada, o cidadão deve clicar em um link chamado “Assinar documentos digitalmente”, para ser direcionado para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma Gov.br.