Portal Jatobá

Temporal provoca destruição em cidades mineiras e tornado assusta

Temporal provoca destruição em cidades mineiras e tornado assusta

Um temporal severa atingiu cidades do Sul de Minas no início da tarde desta terça-feira (17). Casas ficaram destelhadas e árvores caídas, além do registro de alagamentos e intensa chuva de granizo. As cidades mais atingidas foram Alfenas, Machado, Paraguaçu e Santa Rita de Caldas. Na última, moradores filmaram um “tornado” se formando no céu.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis é possível que o fenômeno tenha se formado na região por conta do encontro de massas de ar frio e quente. “Existem duas frente atuando na região, uma massa de calor que se desloca da Amazônia para o oceano e outra de frio vinda do sul. Quando essas forças se encontram, formam nuvens de até 500 quilômetros de altura. E na base dessas nuvens é possível a formação desses tornados”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, chuvas intensas estão previstas para a região Sul e Oeste de Minas por conta desse encontro de massas. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a região já havia sido alertada para a possibilidade de vendaval com raios, granizo e chuva intensa. Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar do estrago, a corporação não foi acionada para nenhuma ocorrência, até o momento.

Destruição

Moradores das cidades fizeram vídeos mostrando o estrago provocado pela chuva em estabelecimentos e casas da região. De acordo com uma funcionária do Supermercado Pinheiros, em Alfenas, o bairro Pinheirinho foi uma das áreas mais afetadas pela chuva na cidade.

Fonte: BHAZ

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp