Sua senha vazou? Saiba o que fazer para se proteger

0

Troque suas senhas. Esta é a principal recomendação para usuários, após a divulgação do vazamento de 1,4 bilhão de logins e senhas, revelada nesta terça-feira por uma empresa de segurança digital. O arquivo de 41 Gb inclui informações de acesso a serviços como Netflix, LinkedIn e My Space. Preocupado? Saiba como descobrir se seus dados foram vazados.

COMO SABER SE MINHA SENHA VAZOU?
O site Have I Been Pwned (algo como “Fui Enganado”, em tradução livre) é um dos principais serviços para verificar se seus dados foram comprometidos, neste ou em outros episódios de vazamento. A ferramenta é inglês, mas é fácil de usar: basta digitar o e-mail no campo e teclar Enter. O site também detalha em que serviços você foi hackeado.

ACHO QUE MINHA SENHA VAZOU. E AGORA?
A dica é, em casos como esse, trocar de senha. Aliás, a recomendação de especialistas é trocar de senha periodicamente. Vale também rever as perguntas secretas, como “qual é o nome da sua mãe?”.

O QUE FAZER PARA ME PROTEGER MAIS DAQUI PARA FRENTE?
Considere ativar a chamada verificação em dois passos. Serviços como Gmail e Twitter, por exemplo, oferecem esse tipo de ferramenta, que adiciona uma etapa no processo de login — daí o nome. Quando ativada, o usuário recebe uma mensagem de texto pelo celular para que confirme o primeiro acesso em um novo dispositivo. Na prática, isso evita que alguém que tenha apenas a sua senha consiga entrar na sua conta.

Fonte: Sul Bahia News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here