PIX inicia fase de testes nesta terça-feira. Veja como vai funcionar
O Banco Central (BC) inicia, nesta terça-feira (3/11), a fase de testes do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos. A operação será ampliada a todos os brasileiros a partir do próximo dia 16 de novembro.
Neste primeiro momento, o número de participantes, além das funcionalidades – como volumes e horários das transações – do PIX estarão restritas. Os clientes dessa fase serão selecionados pelas instituições, até o limite de 5% dos correntistas.
Chefe adjunto no Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro, do BC, Carlos Eduardo Brandt explica que a operação restrita do PIX seguirá até o próximo dia 15. Até então, o avanço do sistema será gradual.
“As instituições poderão executar todas as funcionalidades do PIX de forma gradual, com número reduzido de usuários, para que os clientes comecem a se familiarizar com a novidade”, explicou, em coletiva de imprensa.
A partir do dia 16, o PIX vai funcionar normalmente. As operações poderão ser feitas 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, mesmo em caso de feriados. O dinheiro deverá ser transacionado em até 10 segundos.
Quem vai participar
O Banco Central informou que, durante a fase de testes do PIX, um grupo seleto de clientes vai participar. As próprias instituições financeiras e de pagamentos autorizadas a ofertarem o sistema escolhem esse grupo.
De acordo com o BC, entre esta terça-feira e o próximo domingo (8/11), cerca de 1% a 5% da base de clientes de cada banco e instituição de pagamento poderão participar. A partir do dia 9, mais participantes serão inseridos.
“A responsabilidade por escolher efetivamente quais clientes vão compor essa etapa inicial é de cada uma das instituições participantes do PIX. O Banco Central apenas direcionou esse processo”, diz Carlos Eduardo Brandt.
Isso significa que, conforme detalhou o chefe de divisão no Banco Central, Breno Lobo, durante a coletiva, “mesmo clientes que nunca ouviram falar do PIX, poderão ser surpreendidos” ao longo das próximas semanas.
Apesar do limite operacional, todos os clientes deverão ser informados sobre a fase de testes do PIX, inclusive com a distinção do que cada pessoa (entre selecionados e não selecionados) poderá realizar no período.
Horário restrito
Durante a operação restrita, o PIX funcionará com horário diferenciado, conforme a grade:
- Regra geral: das 9h às 22h
- Nas quintas-feiras, dias 5 e 12 de novembro: das 9h às 24h
- Nas sextas-feiras, dias 6 e 13 de novembro: das 0h às 22h
“Essas exceções têm o objetivo de fazer com que tenhamos, durante esse período restrito, dois dias de funcionamento que vire as 24 horas, desde o início da quinta-feira até o encerramento da sexta-feira”, diz Brandt.
No dia 16, o sistema de pagamentos vai iniciar às 9h e, a partir desse horário, funcionará ininterruptamente, segundo Carlos Eduardo Brandt, “com toda a segurança e a certeza de que todos estarão prontos”.
Ainda de acordo com informações do Banco Central, além da opção “Minhas chaves”, que já está disponível nos aplicativos das instituições, estarão acessíveis as opções “Pagar com PIX” e “Receber com QR Code.”
Fonte: Metrópoles