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Pernambuco abre inscrições para auxílio emergencial para artistas e grupos de carnaval afetados pela pandemia

Pernambuco abre inscrições para auxílio emergencial para artistas e grupos de carnaval afetados pela pandemia

As inscrições para o Auxílio Emergencial Ciclo Carnavalesco de Pernambuco foram abertas nesta quarta-feira (10). Artistas e grupos carnavalescos que ficaram sem recursos no carnaval devido à pandemia de Covid-19 podem fazer o cadastro até às 18h do dia 25 de março deste ano.

O benefício, concedido através da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), deve destinar R$ 3 milhões a cerca de 450 grupos que tenham sido contratados para apresentações nos carnavais de 2018, 2019 e 2020. As inscrições devem ser feitas pela internet (veja detalhes mais abaixo).

“O chamamento visa a música, a dança e a cultura popular. Estamos na perspectiva de concluir o maior número de atores da cultura entre blocos, escolas de sambas, afoxés, maracatus, músicas de tradição e dança também”, explicou o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto.

Os benefícios concedidos variam entre R$ 3 mil e R$ 15 mil, a serem pagos em parcela única.

Prefeitura de Jatobá

“[O valor é] 60% do último cachê pago pelo governo de Pernambuco. Mas nós temos um piso, o mínimo a ser pago será R$ 3 mil, é uma forma de nós protegermos os mais frágeis, como orquestras de frevo e outros segmentos. E o teto é de R$ 15 mil”, explicou o presidente.

“Alguns critérios são o artista ser domiciliado em Pernambuco, ter sido contratado pelo menos uma vez nos últimos três carnavais pela Empetur ou pela Fundarpe, e ter participado do carnaval tradição”, afirmou Canuto.

O auxílio estadual foi instituído através da Lei n° 17.165/2021. Os editais foram disponibilizados no Portal Cultura PE e no site da Empetur.

Para realizar o cadastro, os interessados devem criar uma conta na plataforma online Prosas. É necessário escolher a categoria “Empreendedor” dentro do site e preencher os dados como identificação, mini currículo, nome, endereço, CPF, e-mail e telefone.

Depois, é preciso acessar o edital e realizar a inscrição e o envio de documentos. Dúvidas podem ser solucionadas pelo e-mail [email protected].

Os inscritos devem passar por análise de uma comissão formada por representantes da sociedade civil, integrantes da Secult e da Secretaria de Turismo de Pernambuco. O resultado final deve ser divulgado no dia 26 de abril, já os pagamentos têm previsão de início em 30 de abril.

Fonte: PE NOTÍCIAS

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