Inclusão Digital: Agora no Portal Jatobá você pode “OUVIR” as matérias ao invés de “LER”

0

Procurando sempre inovação e levando o melhor conteúdo a todos os jatobaenses e região, o Portal Jatobá passa a integrar os sites que dão conteúdo com mais acessibilidade aos seus leitores. Todas as postagens do site agora contam com o serviço da “AUDIMA“, ferramenta criada por brasileira converte texto em áudio com locução natural e permite navegação mais agradável ao diferenciar palavras de imagens. Empresa que nasceu nos EUA, impulsionada no Vale do Silício (Califórnia), chega ao Brasil e mira o mercado de geração de conteúdo para ampliar a inclusão digital.

A tecnologia é aliada das pessoas com deficiência e a evolução de recursos, aplicativos e dispositivos amplia a inclusão digital. Ainda assim, para quem não enxerga, o acesso a conteúdos publicados na internet é prejudicado pela ausência de ferramentas com capacidade de entregar ao usuário experiências mais completas.

Várias soluções disponíveis atualmente suprem as demandas de pessoas em busca de informação, mas muitos desses aplicativos não conseguem diferenciar texto de imagem e, por isso, descrevem partes desnecessárias do conteúdo encontrado, o que pode restringir a compreensão sobre o tema apresentado.

É uma dificuldade constante destacada não apenas por pessoas cegas ou com deficiência visual severa, mas também por quem consegue ver e, ao invés de ler, prefere ouvir.

Redação Portal Jatobá

Via Estadão

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here