Governadores do Nordeste anunciam acordo para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V; contrato deve ser assinado nesta sexta
Governadores do Nordeste anunciaram, nesta quinta-feira (11), um acordo para aquisição de 39,6 milhões de doses da vacina russa contra covid-19 Sputnik V, que devem ser incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), a assinatura do contrato de compra está marcada para a manhã desta sexta-feira (12). O governo de Pernambuco disse que se pronunciaria sobre o tema nesta sexta-feira (12).
A negociação entre o Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês) teve início no ano passado, sob a condução do governador da Bahia, Rui Costa (PT), e foi viabilizada com a sanção por parte do governo federal do Projeto de Lei (PL) 534/2021, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.
A proposta foi apresentada pelos governadores ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (11).
“Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira“, escreveu o governador da Paraíba em uma rede social.
Liberada em países como Argentina, Venezuela, Irã e Coreia do Sul, a Sputnik V tem eficácia de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica The Lancet. |JC|