A mudança promovida pelo Departamento de Trânsito vale tanto para o documento físico quanto para o digital.
Quem tem a CNH atual e dentro da validade, não precisa efetuar a mudança agora.
A troca ocorrerá quando for efetivada a renovação ou caso o usuário solicite uma 2ª via, de acordo com o determinado na resolução.
Não apenas a expedição da carteira será interrompida, como também a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O processo será retomado na mesma data definida para a CNH, em 1º de junho.
O QUE MUDA NA NOVA CNH EM PERNAMBUCO
Segundo o Detran-PERNAMBUCO, o novo modelo da CNH traz informações sobre restrições médicas e atividade remunerada, codificada em campo específico.
No caso de atividade remunerada, por exemplo, o código é o “15”, que vem acompanhado da sigla “EAR” (Exercício de Atividade Remunerada).
Quando há necessidade do uso de lentes corretivas, aparece um “A” para o código e para a sigla. Quando o documento for a Permissão para Dirigir (PPD), vem grafada a letra “P”, já no caso do definitivo apresenta um “D”.
O tipo de veículo que o portador está habilitado vem marcado em tabela com imagens dos veículos.
Ainda segundo o órgão de trânsito, permanecem no novo modelo da CNH, o QR Code, que guarda todas as informações do condutor, a cor verde com detalhes em dourado e a fotografia.
Além disso, também ficam mantidas a validade de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade, cinco anos para quem tem até 69 anos, e três anos para os condutores a partir dos 70 anos.
AGENDAMENTOS
Em Pernambuco, os serviços de renovação e mudança de categoria da CNH devem ser agendados no site do Detran-PE, já a solicitação para a primeira prova destinada a 1ª via da CNH, é realizada por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Segundo o órgão, no portal do Detran-PE também é possível encontrar tabela com todas as taxas referentes a cada solicitação.