Portal Jatobá

Covid-19- Pazuello quer começar a vacinar “todo mundo”em janeiro

Covid-19- Pazuello quer começar a vacinar “todo mundo”em janeiro

Em reunião ministerial nesta terça-feira (8/9), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação da população contra a Covid-19 começará em janeiro. Segundo o titular da pasta, as doses da vacina de Oxford devem chegar no começo de 2021. Pontuou ainda que o plano é “imunizar todo mundo”.

O contrato prevê pouco mais de 100 milhões de doses da imunização contra o Covid-19, que será, então, produzida em parceria com a Fiocruz. Ainda não se sabe a quantidade necessária – se uma ou duas doses da vacina.

O ministro foi questionado pela blogueira Esther Castilho, de 10 anos, que foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para participar da reunião. A menina fez perguntas e repetiu algumas questões formuladas pelo chefe do Executivo.

Na última semana, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, explicou que, ao contrário do que diz o ministro, a imunização ao Covid-19 não deve ser aplicada em toda a população. “Dentro dos dados da epidemiologia, não há previsão de vacinar 100% da população. Isso não é o normal, mas sim os grupos de risco”, afirmou.

O QUE É COVID-19

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns da Covid-19:

Tosse
Febre
Coriza
Dor de garganta
Dificuldade para respirar
Perda de olfato (anosmia)
Alteração do paladar (ageusia)
Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
Cansaço (astenia)
Diminuição do apetite (hiporexia)
Dispnéia ( falta de ar)

COMO É TRANSMITIDO

A transmissão da Covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

Toque do aperto de mão contaminadas;
Gotículas de saliva;
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Clique aqui (https://t.me/portaljatoba) para fazer parte do nosso grupo de notícias no Telegram.

Fonte: Metrópoles

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp