Consignado do Bolsa Família já está disponível? Para requerer o Progredir, basta dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal e verificar se você preenche os requisitos para acessar essa opção de crédito.

Em setembro de 2022, o Governo Federal lançou o Empréstimo Bolsa Família, uma nova forma de crédito destinada a apoiar pessoas de baixa renda (pessoas com uma renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou com uma renda mensal total de até três salários mínimos para todos os membros da família).

A modalidade de crédito, disponibilizada como alternativa eleitoreira pelo então governo federal, estava limitada a 45% do benefício, distribuída da seguinte forma:

– 35% para empréstimos consignados ou financiamentos;

– 5% para cartão de crédito consignado;

– 5% para despesas com cartão de benefícios.

Embora tenha experimentado uma alta demanda no ano anterior, o empréstimo consignado foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início de 2023. Desde então, a possibilidade de seu retorno foi descartada, uma vez que o processo de retomada está em análise.

A suspensão desse programa foi motivada pelo expressivo aumento do endividamento dos beneficiários, já que os descontos sobre o benefício poderiam se estender por até 24 meses, o que se tornou um desafio considerável.

Ou seja: a modalidade, feita às pressas e sem buscar de fato ajudar a população, acabou foi prejudicando muitas pessoas.

Por portal Pronatec

Portal Jatobá

  • Matheus Neiva é graduado em Comunicação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e pós-graduado em marketing digital pelo Centro Universitário Una. Com experiência como redator, Matheus se empenha em pesquisar e produzir conteúdo pelo Portal Jatobá, trazendo para o leitor informações claras e precisas.