Conheça os aparelhos que deixam sua conta de luz mais cara
Conheça os aparelhos que deixam sua conta de luz mais cara! Às vezes, um aparelho ligado sem você saber, pode ser o vilão da sua conta de luz.
Em alguns eletrodomésticos, existe a função Standby. Normalmente, esse modo faz com que o aparelho pareça desligado, quando na verdade ainda consome energia.
Isso ocorre porque ele permanece ligado na tomada e, a longo prazo, pode representar um gasto significativo na conta energia da sua casa.
Atualmente, é muito comum que tenhamos vários aparelhos ligados dentro da nossa residência, por isso ao somar o consumo individual de todos os eletrodomésticos, é muito provável que isso vá refletir no seu bolso.
Aparelhos que deixam sua conta de luz mais cara
1. Chuveiro Elétrico
O chuveiro elétrico pode ser o responsável por até 30% do valor total da sua conta de luz. Por isso, evite usá-lo em horários de pico, em que o preço médio da tarifa de luz é mais alto.
2. Geladeira
Por se tratar de um eletrodoméstico que precisa estar ligado 24 horas por dia, a geladeira acaba se tornando um dos aparelhos que mais consome energia.
Para reduzir o gasto, você pode diminuir a intensidade de resfriamento de acordo com os alimentos que estiverem dentro do seu aparelho.
3. Ar-Condicionado
A maioria dos sistemas de ar-condicionado funciona na base do ciclo de compressão de vapor, ou seja exige muita energia para transformar o ar quente em frio.
4. Ferro de passar roupa
Poucos minutos ligados e o ferro de passar pode ser um grande problema na conta de luz ao final do mês. O ferro transforma energia elétrica em energia térmica, fazendo com que quanto mais quente precisar ficar, mais energia é consumida.
Para reduzir o consumo, o ideal é usar aparelhos com classificação de eficiência energética mais alta.
Além disso, pratique um uso consciente, como desligar aparelhos que não estão em uso.
Lembre-se de que alguns aparelhos consomem mais energia em modo standby do que outros, como monitores, TVs, videogames.
Cada pequena ação, como desligar esses dispositivos, ajuda a reduzir o consumo de energia, economizar dinheiro e proteger o meio ambiente.
Fonte: Portal 6