Tech Zone

Confira como irá funcionar o novo programa do governo para a compra da casa própria

Confira como irá funcionar o novo programa do governo para a compra da casa própria
Governo Federal

Confira como irá funcionar o novo programa do governo para a compra da casa própria! Como o novo programa, o trabalhador poderá optar por um imóvel mais caro, mas com uma prestação menor. Veja mais detalhes!

Em março, o governo federal deverá lançar o “FGTS Futuro”, um novo programa que permitirá aos trabalhadores usar parte de seu saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar sua casa própria.

Assim, a ideia é que os trabalhadores possam usar parte da contribuição de 8% do salário mensal que seu empregador deposita em sua conta vinculada ao FGTS

Dessa forma, esse dinheiro poderá ser usado para complementar a renda do trabalhador e demonstrar sua capacidade de pagamento ao solicitar um empréstimo para a compra da casa própria.

Assim, o trabalhador poderá optar por um imóvel mais caro, mas com uma prestação menor. Veja mais detalhes!

Novo programa para a compra da casa própria

Portanto, inicialmente, o FGTS Futuro contemplará os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, focando em famílias com renda mensal de até R$ 2.640. De acordo com o Ministério das Cidades, o programa passará por um período de teste antes de haver a ampliação para outros beneficiários do Minha Casa, Minha Vida com renda de até R$ 8 mil por mês.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) foi o responsável por criar o FGTS Futuro. No entanto, sua implementação ainda depende de regulamentação pelo Conselho Curador do Fundo dos Trabalhadores. Assim, a previsão é que isso ocorra em março deste ano.

Como irá funcionar o FGTS Futuro

Em síntese, com o FGTS Futuro, o trabalhador assume uma prestação maior do que o limite de renda permitido. Assim, há a cobertura automática da diferença pela CAIXA Econômica Federal, responsável pelo FGTS. Dessa forma, o valor da diferença, depositado mensalmente pelo empregador nas contas do FGTS, vai diretamente para o financiamento do imóvel. 

Entretanto, caso haja a demissão do trabalhador, o valor da prestação aumenta e ele terá que pagar a diferença do valor da prestação em dinheiro. Enfim, o FGTS Futuro pode ser especialmente útil para famílias que atualmente não são elegíveis para empréstimos habitacionais devido aos requisitos de renda.

Via Seu Crédito Digital

Portal Jatobá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *