Tech Zone

Como funciona um consórcio de imóveis?

Como funciona um consórcio de imóveis?
Imagem: PIXABAY

Saiba tudo o que precisa saber o assunto!

Quem não gostaria de comprar a casa própria à vista? Muitas pessoas! Pena que isso não é possível para a maioria delas. Ainda assim, comprar casas em condomínio pode ser bem mais fácil do que parece, pois há outras maneiras de transformar esse sonho em realidade.

Uma delas é o consórcio de imóveis, que ocorre quando um grupo de pessoas faz um financiamento imobiliário só. Juntos, esses indivíduos pagam parcelas mensais para uma administradora. Como estão rateando o financiamento, o valor a pagar acaba sendo mais em conta para cada um.

Comparado ao método tradicional de se fazer um financiamento, um dos grandes benefícios do consórcio é a não cobrança de juros nas parcelas. Além do financiamento em si, só o que os interessados precisam pagar é uma taxa à instituição financeira que está responsável por administrar o consórcio.

Prefeitura de Jatobá

A cobrança também é chamada de “taxa de administração” e vem embutida nas mensalidades, sendo inclusive menor que os juros do financiamento comum. Portanto, a longo prazo, o consórcio acaba sendo ainda mais uma opção excelente de investimento.

Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Continue conosco e entenda como funciona o consórcio, as suas vantagens e como contratar esse plano.

  1. O que é consórcio de imóveis?

Atualmente há vários tipos de consórcio, e o de imóveis é um deles. A dinâmica se baseia basicamente em um grupo de pessoas que se juntam em prol do mesmo interesse.

Com o apoio de uma instituição financeira certificada pelos órgãos fiscalizadores nacionais, o grupo divide um financiamento imobiliário, que pode ser de vários valores.

  1. Como funciona o consórcio de imóveis?

Ao entrar em um consórcio, o interessado irá adquirir uma cota para poder fazer parte do grupo de pessoas que estão pagando pelo financiamento.

Todo mês os consorciados contribuem com um montante determinado, definido de acordo com o valor do empréstimo habitacional.

Como o consórcio é instituído com o fim de quitar um financiamento imobiliário, ele tem um prazo para acabar, que costuma ser de dez a quinze anos. Porém, até o fim do consórcio, mensalmente um integrante é contemplado e obtém a quantia necessária para fazer a compra do seu imóvel.

Apesar de todos competirem em igualdade de condições em todos os sorteios, há a possibilidade de antecipar a contemplação da carta de crédito. Para isso, o consorciado precisa ofertar lances, e pode até usar o  FGTS para cobrir o lance integral ou para complementar o valor da carta de crédito.

Em outras palavras, o lance nada mais é que antecipar o valor das parcelas devidas ao consórcio. Como o consórcio pode durar até quinze anos, você pode ter sorte de ser sorteado rapidamente, ou também acabar demorando todo esse tempo até ser contemplado.

Logo, é bom não ter pressa ao entrar em um consórcio – a menos que você esteja disposto a fazer um lance caso demore a ser contemplado no sorteio.

  1. Como contratar um consórcio de imóveis?

O esquema para contratar um consórcio imobiliário é bem parecido com o de um financiamento de imóveis normal.

Você pode inicialmente fazer uma pesquisa entre os bancos dos quais é correntista a fim de saber quais podem lhe oferecer as melhores taxas de administração.

Além das instituições bancárias, também há muitas cooperativas de crédito e seguradoras reconhecidas no Brasil oferecendo boas opções de consórcios hoje.

Na sua busca pelas melhores condições do empréstimo, não deixe de verificar sempre se a instituição é credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Esse aval do Bacen é essencial a fim de garantir a idoneidade e seriedade da administradora do consórcio a ser contratada.

A pesquisa, portanto, é essencial para ter certeza de que o melhor negócio foi feito. Após realizar a sua pesquisa e também o seu planejamento financeiro, é só escolher a instituição financeira que mais se adequa às suas necessidades.

Essa entidade, então, irá trabalhar para reunir um número mínimo de interessados para dar início ao consórcio. Lembrando que você também pode ter a sorte de encontrar um consórcio que já tenha sido instituído e passar a fazer parte dele após a sua constituição.

  1. Quais são as vantagens do consórcio de imóveis?

Além do consórcio não contar com cobrança de taxa de juros, não é necessário dar nenhum valor de entrada para participar do rateio.

No consórcio de imóveis também há uma grande diversidade de planos e prazos para se escolher.

As administradoras veem nessa variedade de escolhas uma forma de oferecer aos interessados o melhor consórcio de acordo com o perfil de cada um.

Outra vantagem é que o consórcio é um processo muito menos burocrático para a aquisição de imóveis do que outros disponíveis no mercado financeiro.

Normalmente, não é nem necessário comprovar renda para ter uma cota de participação.

Uma oportunidade excelente, portanto, para trabalhadores informais que não têm como comprovar a sua renda mensal. Ademais, a liberdade para usar o crédito é outro benefício do consórcio imobiliário.

Se no financiamento normal as instituições bancárias costumam fazer uma extensa pesquisa a respeito do imóvel que será comprado, no consórcio é diferente.

Você terá toda a liberdade para escolher os imóveis que quiser, sejam eles casas em condomínio, terrenos ou imóveis comerciais – usados ou novos.

Um dos poucos dados que terão que ser informados é o valor da propriedade à administradora do consórcio. Outrossim, uma vantagem que vale a pena destacar é que o consórcio de imóveis dá ao contemplado o poder de compra à vista tendo a carta de crédito em mãos.

Isso significa que você, sendo contemplado, poderá ver casas para comprar e pagá-las à vista, o que pode lhe dar um poder de negociação maior. E, caso as casas para comprar sejam em valor menor ao da carta de crédito, você pode usar o montante que sobrou para quitar as parcelas que faltam do consórcio. Ou, ainda, para pagar valores relacionados à emissão de documentações, contanto que esses valores não ultrapassem 10% do total da carta de crédito.

Agora que você já sabe tudo sobre consórcios de imóveis, aproveite a sua visita ao nosso site para nos seguir nas redes sociais e conferir mais conteúdos interessantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.