DINHEIRO: Se você conseguir resolver esse simples quebra-cabeça, pode ganhar até 1 milhão de dólares
Quem quer ser o milionário? A frase que dá nome a um dos maiores programas da televisão mundial e a um sucesso dos cinemas de 2008 é também uma pergunta que provavelmente todo mundo responderia com um alto e claro “sim!”
Pois agora a chance pode ser real para pessoas do mundo inteiro graças a um novo desafio que envolve muito pensamento!
Pesquisadores da Universidade de St. Andrews, da Escócia, decidiram que qualquer programador que conseguir programar um computador capaz de resolver o famoso “problema das oito rainhas” tem direito a ganhar um prêmio de US$ 1 milhão patrocinado pelo Instituto Clay Mathematics, dos Estados Unidos. Como se o prêmio não fosse suficiente, a descoberta ainda poderia mudar a indústria de tecnologia da informação para sempre.
O problema das oito damas é um famoso desafio matemático com uma premissa bem simples. Para realizá-lo com sucesso, você deve conseguir organizar oito peças de rainhas em um tabuleiro de xadrez comum de forma que nenhuma delas seja capaz de atacar outra. Ou seja, isso significa que nenhuma peça pode compartilhar linha, coluna ou diagonal com outra.
O desafio foi proposto pela primeira vez por Max Bezzel, em 1848 e foi analisado por anos por especialistas, até que teve a solução apresentada pela primeira vez em 1850, por Franz Nauck. Além da solução, Frank também generalizou o desafio, propondo o problema das n rainhas. Nesse caso, as n peças precisariam ser dispostas em um tabuleiro com n x n casas, desde que esse valor seja pelo menos 4.
Mas qual o verdadeiro desafio aí?
Apesar do problema ter solução, computadores não conseguem encontrá-la facilmente. A inteligência artificial precisa analisar todas as opções possíveis e quanto mais delas existem, mais as máquinas levam para encontrar uma solução. De acordo com uma publicação do Journal of Artificial Intelligence, em desafios propostos para tabuleiros com lados de 1.000 casas, os computadores não suportam os cálculos.
“Se você puder escrever um programa de computador que resolve o desafio de maneira rápida, você poderia adaptar para resolver vários dos problemas mais importantes que nos atingem diariamente”, explicou o autor da proposta, professor Ian Gent. “Isso inclui desafios triviais, como determinar o maior grupo de amigos de seu Facebook que não se conhecem, ou outros mais importantes, como desvendar códigos que mantém nossas transações onlines seguras.”
O desafio é apenas uma variação de um famoso problema de computador conhecido como P versus NP, que questiona se um problema que pode ser resolvido rapidamente também pode ser verificado rapidamente. Alguns acreditam que isso não pode ser válido em todos os casos, mas se você for capaz de escrever um algoritmo que faça isso (ou prove que é impossível), os pesquisadores querem ouvir essa solução.
O problema P versus NP tem relevâncias variadas que vão desde áreas da engenharia até a criptografia aplicada aos serviços militares e às transações feitas pela internet.
“Existe um prêmio de US$ 1.000.000 para qualquer pessoa que prove ou não que o Desafio das Oito Rainhas pode ser resolvido rapidamente, então as recompensas são altas”, esclareceu o co-autor do problema, Dr. Cristopher Jefferson.
Sendo assim, cientistas da computação, o desafio está lançado? Será que você consegue faturar o prêmio milionário com a solução que prometem mudar os rumos da tecnologia da humanidade?