Estudo com quase 4 mil pessoas demonstra eficácia da hidroxicloroquina+Azitromicina no tratamento precoce da Covid -19
No último sábado, 15, o médico Doutor Barakat, veio em seu Instagram trazendo um estudo mostrando o benefício do uso precoce da hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento da Covid.
Segundo o estudo, o tratamento precoce com pelo menos 3 dias da combinação das medicações, levam a um resultado clínico significativamente melhor e a uma redução da carga viral mais rápida do que outros tratamentos .
Veja a seguir o relato do Dr Barakat:
Um novo estudo francês, publicado no periódico Travel Medicine and Infectious Disease na edição de julho-agosto, fez uma análise retrospectiva de 3.737 pacientes internados com COVID-19 no período entre 3/3 e 24/4 em que tratamento precoce foram propostos para os casos positivos para a doença.
Divididos em dois grupos, o primeiro contou com 3.119 indivíduos que receberam hidroxicloroquina 600mg/dia ao longo de 10 dias e azitromicina (500mg no primeiro dia e 250mg/dia por mais 4 dias). Já para o segundo grupo, com 618 pessoas, foram adotadas outra estratégia que não a de cloroquina+azitromicina.
O resultado? Bem, em ambos os grupos houve hospitalização por 10 dias ou mais, internação em UTI e óbitos, sendo que os piores desfechos clínicos estariam associados à presença de comorbidades, idade, gravidade das lesões pulmonares e anormalidades laboratoriais.
A boa notícia é que o tratamento conjunto de hidroxicloroquina e azitromicina implementado de forma precoce foi associado a um menor risco de transferência para a UTI e mesmo de morte, além de diminuir o risco de hospitalização por 10 dias ou mais.
O que isso significa? Que um diagnóstico, isolamento e tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina feitos de forma precoce pode gerar um resultado significativamente melhor para os pacientes com COVID-19.
“Polêmicas a parte, o fato é que enquanto essa questão for politizada, a verdade só o tempo irá dizer. Dessa forma, quanto mais informações formos adquirindo, melhor, sendo que estratégias que funcionem são sempre bem-vindas. Afinal, acredito que todos queremos encontrar uma cura, não é verdade?”. Finalizou o médico em sua postagem.
Veja o estudo completo aqui
Fonte: Terra