Lula revela o que vai acontecer com o Farmácia Popular no Brasil
Lula revela o que vai acontecer com o Farmácia Popular no Brasil – Em fase transição de governo, novo presidente eleito declara qual será o destino do programa que concede remédios de graça aos cidadãos de baixa renda.
Durante as eleições, o Farmácia Popular foi um dos temas mais discutidos, principalmente durante o segundo turno.
O então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, agora eleito presidente, criticou o plano de orçamento 2023 proposto por Bolsonaro, que prevê reduzir em 60% a verba destinada ao programa social.
Lula revela o que vai acontecer com o Farmácia Popular no Brasil
A justificativa para essa adequação era para acomodar as emendas do orçamento secreto, que gerou polêmica na ocasião em que foi anunciado.
Tanto Bolsonaro quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, declararam que o plano orçamentário era apenas um documento inicial e que ele passaria por mudanças. Dentre elas, um possível aumento nos gastos com o Farmácia Popular.
Mas com o fim das eleições e a mudança do cenário político, caberá ao próximo presidente a missão de criar uma nova proposta orçamentária para 2023, que promete mudar os rumos da aplicação de verbas federais em ações pelo país.
Segundo informações de bastidores, obtidas pelo jornal O Estado de São Paulo, a ideia de Lula é subir o valor destinado ao programa Farmácia Popular em mais de R$ 1,2 bilhão até o final deste ano. A ação, no entanto, vai exigir do próximo presidente um esforço para dialogar com a atual bancada do Congresso Nacional.
Nesta semana, reuniões para discutir o tema já aconteceram. Uma delas entre o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), da equipe de Lula, e o senador Marcelo castro (MDP-PI), atual relator da proposta de orçamento no Congresso Nacional.
Os parlamentares vão discutir para encontrar a melhor solução a respeito dos subsídios destinados ao Farmácia Popular e Auxílio Brasil no valor de R$ 600, uma das promessas de campanha de Lula.
Sobre o Farmácia Popular
O Farmácia Popular é um programa social criado em 2004 com o objetivo de conceder remédios de graça o com descontos vantajosos para a população de baixa renda.
São atendidos aqueles com doenças que exigem o tratamento contínuo pelo uso de medicamentos, como diabetes, asma e hipertensão. A distribuição dos remédios acontece em parceria com farmácias privadas.
Via Notícias Concursos Brasil