Tech Zone

Título de eleitor: prazo para regularizar documento termina hoje

Título de eleitor: prazo para regularizar documento termina hoje
Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

[oceanwp_library id=”470″]

Termina hoje o prazo para a regularização do título eleitoral. A partir de amanhã, serviços como quitação de débitos, transferência de município ou zona eleitoral e primeiro título de eleitor estarão suspensos. Quem não estiver com as informações atualizadas e contas prestadas não poderá votar nas eleições municipais de 2020 e perde acesso a alguns serviços do governo, como inscrição em concursos públicos.

Por causa da epidemia da covid-19, os serviços estão sendo feitos no portal de atendimento remoto criado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Atendimentos presenciais estão suspensos em todo o país, com exceção dos estados de Pernambuco e Pará, que atendem casos emergenciais. No portal, é possível fazer a consulta de débitos eleitorais, emitir o boleto de multa de R$ 3,50 e checar informações para sobre sua zona eleitoral, seu título de eleitor e local de votação.

Como tirar a primeira via ou transferir o endereço

O alistamento (primeira via do título) e mudanças de endereço também devem ser feitos online. Para o primeiro registro é preciso digitalizar os seguintes documentos: Documento oficial de identidade com foto (frente e verso) Comprovante de residência Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito) Comprovante de quitação do serviço militar, para o sexo masculino (exigência a partir de 30 de junho do ano em que tiver completado 18 anos e até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos) Selfie com o documento oficial de identificação ao lado do rosto Depois, o eleitor deve entrar na página do TRE .

Já a transferência de endereço deve ser feita no portal do TRE do estado do seu novo endereço. É preciso digitalizar um documento oficial de identidade com foto e um comprovante de endereço com no mínimo três meses. Em caso de qualquer problema com a documentação, o TRE pede um telefone para entrar em contato.

Irregulares perdem acesso a serviços do governo Problemas com a regularidade eleitoral não acarreta apenas a não participação das eleições. O título é um documento que precisa estar regular e pode levar a alguns impedimentos: Obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito governamental Inscrição em concursos públicos Posse em cargos públicos Renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo Prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar, Imposto de Renda, entre outros.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *