Tech Zone

Como fazer o uso correto do escapulário

Como fazer o uso correto do escapulário
Foto: Reprodução

Todo católico conhece o escapulário, um objeto de devoção usado no pescoço, como uma espécie de colar. Mas muitos ainda têm dúvidas sobre seu uso correto: se pode ser comprado ou precisa ser ganhado, se pode ser de qualquer material e se a estampa pode ser de qualquer santo de sua devoção.

 

Por isso que hoje vamos responder algumas dessas dúvidas. Ah e se você ainda não tem o seu escapulário de ouro, indicamos a Aubra Jóias, lá você encontra variedades de modelos e um ótimo preço.

 

 

O que é um escapulário?

O escapulário é um objeto símbolo da religião cristã católica, que consiste em duas imagens, uma do Sagrado Coração de Jesus Cristo e outra de Nossa Senhora, e possui o significado de “proteção” física e espiritual. … O uso do escapulário, para os católicos, simboliza um ato de devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

 

Posso comprar ou preciso ganhar o escapulário?

Segundo a tradição católica, para se usar o escapulário como devoção, ele precisaria ser ganho, como um sinal de que a pessoa estava sendo presenteada com o objeto da proteção de Deus, assim como São Simão Stock o ganhou de Nossa Senhora.

 

No entanto, não existe nenhuma regra que determine que o escapulário necessariamente precisa ser doado. O que vale mesmo aqui é o compromisso que você assume com Maria, além de querer receber sua proteção, procurar colocar em prática na sua vida as virtudes que ela ensina.

Preciso da bênção de um sacerdote para usar o escapulário?

O primeiro escapulário que você usar deve, necessariamente, ser imposto sobre você por um sacerdote. O padre irá fazer uma oração e colocar o escapulário em seu pescoço. Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel pode colocar o novo sobre si mesmo. Tradicionalmente, a imposição do escapulário acontece em 16 de julho, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo.

 

Qual o significado de quando o escapulário arrebenta?

A tradição também diz que, quando um escapulário se rompe, é porque o fiel que o usava foi livrado de alguma situação de perigo. Há ainda a promessa feita por Nossa Senhora, de que todos aqueles que falecessem usando esse objeto de devoção seriam livres do inferno.

Cuidados com o escapulário:

Tomar o cuidado de sempre usar hidratantes corporais, perfumes ou medicamentos antes de colocar seus acessórios, pois esses produtos agridem o banho da peça podendo ocasionar prejuízos na qualidade de sua joia. Não fazer uso da joia em mar, piscina e academia.

 

E aí, já sabiam disso? Conta aqui nos comentários, até o próximo artigo.

 

*Artigo patrocinado pela Aubra Jóias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *