Sisu oferece 82 vagas no segundo semestre em Paulo Afonso

0

sisuOs estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 e não conseguiram vagas nas universidades têm uma nova chance de tentar o ingresso em instituições de ensino superior. Nesta segunda-feira (30), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre uma segunda edição para inscrições em faculdades de todo o país. Na Bahia há 3,9 mil vagas disponíveis em universidades de 22 municípios. Dessas, 1.491 são na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na cidade de Paulo Afonso estão sendo disponibilizadas 82 vagas na Uneb Campus VIII.

A inscrição, que vai até a meia-noite da próxima quinta-feira (dia 2), é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site do sistema. Para concorrer, é preciso ter feito a prova no ano passado e tirado nota maior do que zero na redação. O estudante pode escolher duas opções de curso, indicando a ordem de prioridade. É preciso informar o número de inscrição e senha do cadastro utilizado no Enem 2015 para se inscrever.

As notas de corte com a classificação parcial saem nos dias 31, 1° e 2 de junho e o estudante pode ir acompanhando para avaliar as chances. O resultado da chamada será divulgado no dia 6 de junho no portal do Sisu e os aprovados deverão realizar a matrícula na universidade entre os dias 10 e 14 de junho. Os candidatos já podem fazer a pesquisa das vagas através do site www.sisu.mec.gov.br/cursos.

Vagas na Ufba
Na área de saúde, a Ufba oferece 412 vagas. Nessa edição, a instituição tem disponibilidade para o ingresso de 64 alunos no curso de Medicina. Os dez cursos mais concorridos no primeiro semestre foram Medicina, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Odontologia.

Entre os mais concorridos, Direito e Engenharia Civil são os que mais oferecem oportunidades. São 80 para Direito em turno integral e 70 no período noturno, somando 150 vagas. Engenharia Civil disponibiliza 72 vagas em turno integral.

Enem 2016
O estudante Alexandre Dantas, 19 anos, quer cursar Medicina, mas não conseguiu entrar na primeira edição do Sisu. Por via das dúvidas, já se inscreveu novamente no Enem. “Estou estudando em casa porque os cursinhos na minha cidade estão muito desorganizados. Procuro estudar de 5 a 6 horas por dia. Cada dia eu estudo uma matéria de humanas e outra de exatas, sempre alternando”, conta.

Quem está se preparando para a próxima prova deve usar o método de resolução de questões para fixar o conhecimento, aconselha o professor de cursinho pré-vestibular, Uelen Moura. “O Enem é uma prova muito pesada, com muito conteúdo. Aconselho tirar uma hora do dia para estudar o que foi visto na aula. Resolver questões é importante porque reativa o conteúdo dado e a probabilidade de aprender é maior”, diz. O professor vê os cursinhos como uma estratégia complementar de estudo. “Indico mais para quem está afastado dos estudos para poder relembrar os conteúdos. Quem está no ensino médio tem fácil acesso aos assuntos e o cursinho vira uma estratégia a mais”, conta.

Notas de corte
No último Sisu, as notas de corte dos principais cursos da Ufba foram todas acima de 700 pontos na categoria de ampla concorrência. As maiores foram: Medicina (779,05), Engenharia Mecânica (760,17). Engenharia Elétrica (759,63), Engenharia Química (756,56), Engenharia Civil (754,21) e Direito diurno (740,87).

Programa oferece 56 mil vagas no Brasil
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai abrir um total de 56.422 vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. Nessa segunda edição do Sisu em 2016, 65 universidades e institutos federais oferecem vagas. No primeiro semestre, foram oferecidas 228.071 vagas em 131 instituições. Os números foram divulgados pela secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro. Ela afirmou que é normal que haja menos vagas no segundo semestre.

Além das oportunidades em instituições públicas, as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece aos estudantes de escola pública bolsas de estudo em universidades particulares, serão abertas entre 7 e 10 de junho. Os interessados podem se inscrever através do site do programa. As bolsas integrais são destinadas às pessoas que possuem renda familiar menor que um salário mínimo.

Fonte: Ozildo Alves/Correio da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here