Facebook deixa pessoas mais tristes e invejosas, conclui pesquisa

0

Uma recente pesquisa da Universidade de Michigan (EUA) com a Universidade de Leuven (Bélgica) concluiu que passar tempo no Facebook pode trazer sensação de tristeza, afetar o bem-estar e provocar sentimentos como a inveja.

Durante o estudo, 84 estudantes foram instruídos a usar a rede social por dez minutos. Eles tinham que observar as postagens, fotos e atualizações de pessoas conhecidas e famosos. Em seguida, responder um questionário para falar sobre as emoções.

Os cientistas concluíram que quanto mais eles ficavam no Facebook, mais tristes e invejosos eles se sentiam. A sensação é de que a vida não é aproveitada como deveria ou poderia, o que os amigos e famosos fariam muito bem.

Neste ano, até mesmo uma hashtag se tornou popular sobre o tema: por meio da #FOMO, sigla que em português significa “medo de estar perdendo”, os usuários da rede social falavam de apreensão por não aproveitar as férias com a mesma intensidade que as outras pessoas.

“Se você está constantemente vendo como a vida das outras pessoas vai bem, vai se sentir pior quanto a sua vida (porque), em comparação, ela parece não ir tão bem”, disse à BBC Brasil o professor associado de psicologia Ethan Kross, coautor do estudo na Universidade de Michigan.

O professor relembra que o Facebook traz uma versão “editada” da vida de cada um. Os usuários tendem a compartilhar apenas momentos felizes de suas vidas. “Se você vê sempre todas as pessoas muito felizes enquanto você está se sentindo frágil por qualquer motivo, aquilo vai deixá-lo triste – é instintivo. É como se você estivesse constantemente cercado por um grupo de pressão, que só te mostra o que faz de melhor”, destacou.

“E se você se sente mal (com os estímulos recebidos das redes sociais), uma sugestão é largá-las por um tempo, tirar um período sabático”, recomendou. 

Fonte: O Popular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here